domingo, 27 de fevereiro de 2011

1.


"Não me levantarei da cama amanhã depois de Lhe pedir em surdina que dê um impulso maior ao balouço, que o empurre com força até que os pés me voem para fora do calor enterrado dos lençóis. Ninguém mais vai estar à minha espera, não terei de me disfarçar em desculpas, não voltarei a iludir ou desiludir ninguém. Não voltarei a morrer no corpo do único homem que me abriu no corpo a passagem secreta para a morte. Não voltarei à desilusão do renascimento. Sobretudo não voltarei a desiludir-te a ti, o descrente que me ensinou a crer melhor, o meu pequeno e velho Deus de algibeira, o meu amigo.


Despojada de corpo é-me mais fácil transformar-me no próprio balouço, na luz dançante de que ele é feito. Num murmúrio de vento peço-Lhe que não me empurre tão depressa para esse lugar iluminado que é a Sua Carne, peço-Lhe que me deixe matar saudades desse mundo que deixei tão de repente. Matar saudades de ti. Ou matar-te, como fazem as crianças, para recomeçar uma outra história, no balouço quotidiano do teu sorriso."





Inês Pedrosa, Fazes-me Falta





Uma das (?) quinze vezes que li este livro, começou hoje.....

Anúncio Confidencial...

Arranja-me um fio de prata dois silêncios e um sorriso
e desaperta no peito dois botões p´ro paraíso
e dá-me beijos na testa quando começar o dia
sorri-me longa a manhã no teu corpo devagar
sendo horas de nascer tu sabes o teu lugar

de dia estamos distantes como quem não dá por isso
mas pressentimos no corpo uma espécie de feitiço
responde à posta restante anúncios confidenciais
se não existires eu faço-te
já esculpi outras que tais
que às vezes ao fim da tarde quando me vem cansaço
vou atirar-me p´ro maple e encontro o teu regaço
e tu dizes coisas andas zangada comigo
e eu fico na plateia e nem sei bem o que digo
e irritada tu beijas resvalas mordes ondulas
e eu que andava tão longe quando m´insultas e pulas

eu transformo-me da pedra em ondas gaivotas mar
e eu que não estava ali reparo nas tuas pernas
reparo na tua boca
e passo de novo a estar

reparo na tua boca que eu nunca soube explicar
e sinto incêndios nas veias e sinto incêndios no mar
vêm aí horas ternas são horas de mergulhar
desculpa Mundo - já demos!...

São horas de te esquecer

são horas de enlouquecer - desculpa lá vou fechar...




Pedro Barroso - Poemas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

eu trago o teu coração comigo...

Dos meus escritores favoritos... E. E. Cummings

http://www.youtube.com/watch?v=OFCtc_6PSQE

(tradução)

Trago o teu coração comigo (guardo-o dentro
do meu coração) nunca o deixei noutro lugar (onde quer
que vá, vais comigo, meu amor; e o quer que seja feito
apenas por mim, é por ti feito, minha querida) temerei

jamais qualquer destino (pois és o meu destino, minha doçura) quererei
jamais qualquer mundo (que a tua formosura é todo o meu mundo, minha verdade)
e és tu o que uma lua sempre possa ter significado
e o quer que tenha sempre um sol cantado, és tu

aqui está o mais profundo segredo a todos velado
(aqui está a raiz da raiz e o botão do botão
e as alturas das alturas de uma árvore chamada vida; que cresce
para além do que a alma pode esperar ou o pensamento esconder)
e é esta a maravilha que mantém as estrelas separadas

Trago o teu coração (guardo-o dentro do meu coração)
....

mas em inglês, tem o verdadeiro sentido.....:)


a nós, solteiros!!!

Porque amamos em silencio com medo de falar..ou com medo de sofrer..as cabeçadas já foram tantas...

Porque não sabemos estar com alguém, só por estar, ou para não estar sozinho, ou por não sabermos estar sozinhos....

Porque não sabemos amar pela metade....

Porque amamos infimamente os amigos...eles são o nosso grande e mais puro amor!

Porque não participamos dos estereótipos de pessoas que só neste dia se lembram do companheiro "porque e bonito..."..quem ama, não tem dia para o demonstrar!!

Porque preferimos adormecer sozinhos, ao invés de adormecermos ao lado de alguém 'só porque sim'...

Porque, acima de tudo, somos fieis a nos mesmos..ao que somos..ao que sentimos....ao invés de nos reinventar-mo-nos naquilo que nunca fomos, só para agradar alguém...

A nos que também amamos, a nos que também sofremos, a nos que também somos amantes, a nos...que estamos solteiros, mas somos nos mesmos!!

just....SMILE!!! :-)


Smile though your heart is aching
Smile even though it’s breaking
When there are clouds in the sky, you’ll get by
If you smile through your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You’ll see the sun come shining through for you
Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That’s the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile
That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile :) :) :) :)

quem morre??

apesar de uns tempos (muitos) ausente....vai um pensamento.....para brindar o regresso da inspiração!!!! (Atenção: este texto não é da minha autoria...)....

"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o escuro ao invés do claro e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente, quem abandona um projecto antes de inicia-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade."