quinta-feira, 2 de junho de 2011
Desconstruções
Quando a gente conhece uma pessoa, construímos uma imagem dela. Esta imagem tem a ver com o que ela é de verdade, tem a ver com as nossas expectativas e tem muito a ver com o que ela "vende" de si mesma. É pelo resultado disso tudo que nos apaixonamos. Se esta pessoa for bem parecida com a imagem que projetou em nós, desfazer-se deste amor, mais tarde, não será tão penoso. Restará a saudade, talvez uma pequena mágoa, mas nada que resista por muito tempo. No final, sobreviverão as boas lembranças. Mas se esta pessoa "inventou" um personagem e você caiu na arapuca, aí, somado à dor da separação, virá um processo mais lento e sofrido: a de desconstrução daquela pessoa que você achou que era real.
Desconstruindo Flávia, desconstruindo Gilson, desconstruindo Marcelo. Milhares de pessoas estão vivendo seus dias aparentemente numa boa, mas por dentro estão desconstruindo ilusões, tudo porque se apaixonaram por uma fraude, não por alguém autêntico. Ok, é natural que, numa aproximação, a gente "venda" mais nossas qualidades que defeitos. Ninguém vai iniciar uma história dizendo: muito prazer, eu sou arrogante, preguiçoso e cleptomaníaco. Nada disso, é a hora de fazer charme. Mas isso é no começo. Uma vez o romance engatado, aí as defesas são postas de lado e a gente mostra quem realmente é, nossas gracinhas e nossas imperfeições. Isso se formos honestos. Os desonestos do amor são aqueles que fabricam idéias e atitudes, até que um dia cansam da brincadeira, deixam cair a máscara e o outro fica ali, atônito.
Quem se apaixonou por um falsário, tem que desconstruí-lo para se desapaixonar. É um sufoco. Exige que você reconheça que foi seduzido por uma fantasia, que você é capaz de se deixar confundir, que o seu desejo de amar é mais forte do que sua astúcia. Significa encarar que alguém por quem você dedicou um sentimento nobre e verdadeiro não chegou a existir, tudo não passou de uma representação – e olha, talvez até não tenha sido por mal, pode ser que esta pessoa nem conheça a si mesma, por isso ela se inventa.
A gente resiste muito a aceitar que alguém que amamos não é, e nem nunca foi, especial. Que sorte quando a gente sabe com quem está lidando: mesmo que venha a desamá-lo um dia, tudo o que foi construído se manterá de pé
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Quando o amanhã começar sem mim
EU QUERIA TANTO QUE NÃ CHORASSES, da maneira como choraste hoje,
enquanto pensavas em todas as coisas que não conseguimos dizer.
Eu sei o quanto me amas, o quanto eu te amo,
e cada vez que pensares em mim, eu sei que também sentes a minha falta.
Mas quando o amanhã começar sem mim, por favor, tenta entender,
que um anjo veio e chamou o meu nome e me tomou pela mão,
e disse que o meu lugar estava pronto no céu, muito além,
e que eu teria que deixar para trás todos aqueles que eu amo profundamente.
Mas quando me virei para ir embora, uma lágrima caiu dos meus olhos,
porque toda a vida eu pensei que não queria morrer.
Eu tinha tanto para viver, e muito ainda a fazer,
parecia quase impossível que eu estava a deixar-vos.
Pensei em todos os ontens, os bons e os maus,
Pensei em todo o amor que compartilhamos, e toda a alegria que tivemos.
Se eu pudesse reviver o ontem, nem que por um momento, eu dir-te-ia adeus e beijar-te-ia, e talvez te visse sorrir.
Mas então apercebi-me que isto não poderia acontecer,
pois o vazio e as memórias tomariam o meu lugar.
E quando pensei em coisas mundanas que não viverei amanhã, pensei em vocês, e quando eu fiz, o meu coração encheu-se de tristeza.
Mas quando eu atravessava as portas do céu, senti-me tão em casa!
Quando Deus olhou para baixo e sorriu para mim, desde o seu grande trono de ouro,
Ele disse: "Esta é a eternidade e tudo o que eu te prometi".
A partir de hoje, a vida na Terra é passado, e aqui, o hoje começa para sempre,
e uma vez que cada dia é o mesmo dia, não há saudade do passado.
Mas tu foste tão fiel, tão ingénuo e tão verdadeiro. Embora hajam certas coisas que sabias que não deverias ter feito, foste perdoado, e agora estás finalmente livre. Por isso, porque não pegas na minha mão e partilhas a minha vida comigo?
Portanto, se o amanhã começar sem mim, não penses que estamos distantes, porque de cada vez que pensares em mim, eu estou no teu coração.
WHEN TOMORROW STARTS WITHOUT ME
If the sun should rise and find your eyes all filled with tears for me;
I wish so much you wouldn't cry the way you did today,
while thinking of the many things we didn't get to say.
I know how much you love me, as much as I love you,
and each time you think of me I know you'll miss me too;
But when tomorrow starts without me, please try to understand,
that an angel came and called my name and took me by the hand,
and said my place was ready in heaven far above,
and that I'd have to leave behind all those I dearly love.
But as I turned to walk away, a tear fell from my eye,
for all life, I'd always thought I didn't want to die.
I had so much to live for and so much yet to do,
it seemed almost impossible that I was leaving you.
I thought of all the yesterdays, the good ones and the bad,
I thought of all the love we shared and all the fun we had.
If I could relive yesterday, I thought, just for awhile,
I'd say goodbye and kiss you and maybe see you smile.
But then I fully realized that this could never be,
for emptiness and memories would take the place of me.
And when I thought of worldly things that I'd miss come tomorrow,
I thought of you, and when I did, my heart was filled with sorrow.
But when I walked through heaven's gates, I felt so much at home.
When God looked down and smiled at me, from His great golden throne,
He said, "This is eternity and all I've promised you".
Today for life on earth is past but here it starts anew.
I promise no tomorrow, but today will always last,
and since each day's the same day, there's no longing for the past.
But you have been so faithful, so trusting, and so true.
Though there were times you did some things you knew you shouldn't do.
But you have been forgiven and now at last you’re free.
So won't you take my hand and share my life with me?
So when tomorrow starts without me, don't think we're far apart,
for every time you think of me, I'm right here in your heart.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Ora FODASSE!
Hoje, metafóricamente falando, apeteceu-me pegar na caneta e escrever...
Vi-me duas horas parada no meu sofá, e decidi estagnar o pensamento, ou melhor, deixá-lo dispersar...
Não quero mais palavras; apesar de sempre me usar por meio delas para as minhas melhores argumentações, não quero mais. Ter de argumentar algo, por si só, pode ser manifesto de vontade contrária. E estou farta de contrariar vontades. E estou farta de "fazer" vontades.
Estou farta de palavras que ficam por dizer. Farta das entrelinhas que só eu as vejo (ou ninguém as quer ver, portanto, muito menos dar a entender que as vê também).
Estou cansada de embrulhos, de estereótipos, de pré-estabelecidos, de politicamente correctos, de moral-social-psicologicamente correntos, com manias de pré-adivinhação de atitude/sentimento (ou serão os dois?) alheia.
Estou farta de ver toda a gente a agir, não conforme a própria vontade, mas cumprindo um rito de atitude evasiva pré-adivinhatória da resposta oposta em relação a alguma qualquer própria atitude...
Mas agora somos todos bruxos e adivinhos, e já sabemos de antemão como qualquer pessoa irá reagir em determinada circunstância? Já adivinhamos os sentimentos interiores, a sua estabilidade em determinado momento, a sua predisposição? Não! Se não, porque reagir antecipadamente de forma oposta àquilo que não se sabe que poderá acontecer?
Sabem que mais? FODASSE!
Somos mesmo pessoas pequeninas de espírito, muito mais de sentimento! Somos pessoas mesquinhas que, por cagaço nos acobardamos com medo de reacções, e, através da 'previsão', precavemo-nos de algo que nem sabemos se irá acontecer, pois armamo-nos em 'medidores de personalidades'!
Egoístas! Somos bichos egoístas, perseguidores do bem estar do "antecipar a queda"...e onde cabe aqui o maravilhoso sentimento de sermos surpreendidos positivamente por outro ser humano?
Elitistas! Ao excluirmo-nos de determinado momento/situação que ainda nem sequer aconteceu, estamos automaticamente a determinarmo-nos como nao merecedores de tal (ai e tal, já sei no que vai dar ou que vai acontecer, e não é isso que quero), e superiores a tal....bem, que doce engano! E todas aquelas pessoas que, no início éramos capazes de 'odiar', mas por circunstâncias variadas a convivência nos faz recohecer nelas pessoas maravilhosas?
Parvos! Desperdiçamos experiência, conhecimento, partilha, sorriso ou choro, não interessa...mas cada pessoa e situação são únicas, e sempre retiramos algo de bom, se não for mais, o pouco que nos deu há-de sempre ficar conosco; se nos der muito, vejam só o tesouro que deitamos janela fora!
Sabem que mais? FODASSE!
Cobardes! Somos cobardes em não querer sofrer.. Meus caros, ao esquivarmo-nos antes de algo acontecer, já não é sofrer por si só, por antecipação? Cambada de medricas que nós somos! A partir do momento em que fomos concebidos, um pré-requisito para a nossa nascença era sofrer com o parto! Agora querem o quê, eliminarem a sensibilidade física e emocional dos vossos corpos, corações e almas? Ora pois, DANEM-SE!
Avarentos! Medo de dizer palavras com medo de ficarmos mais pobres, porque se 'caírem em saco rôto, fico sem elas, fico com o lugar vazio em vez delas'... Olha...sabem que mais?
FODAM-SE!
Pois eu, cá para mim, passa a ser assim...
Que se foda o que pensam à minha volta, os que me conhecem, os que julgam que me conhecem, os que estão a ter o trabalho para me conhecerem... Sou o que sou, e não o que querem fazer de mim!
Se tiver de emigrar outra vez, emigro.
Se tiver de me casar outra vez, caso.
Se tiver de dizer amo-te, digo-o.
Se não quiser adormecer sem ninguém ao lado, ligarei a alguém.
Se tiver que admitir que quero alguém, faço-o.
Se tiver de dar um abraço a um amigo, farei na hora.
Se quero rir, dançar, chorar, onde quer que esteja, não me coibirei jamais!
Se quiser correr, gritar, desaparecer por um bocado, porque hei-de esperar?
Se os meus amigos são a minha família, porque não os tratar como tal?
Se quero largar tudo, atrás de alguém ou de um sonho ou desejo, porque não o fazer?
Até porque vou morrer amanhã. E amanhã é só o espaço que demora a adormecer, dormir, e a voltar a acordar novamente.
Como considero dormir (apesar de adorar) uma pura perca de tempo útil, e de gostar de atrasar o mais que possa a hora de adormecer, quando acordar amanhã para morrer, quero, ao fechar os olhos, saber que não me faltou correr atrás de algo, dizer a alguém que a amava,viajar sem destino, abraçar um amigo fortemente, dançar debaixo de chuva, entrar no mar em pleno inverno, aninhar-me no colo de alguém, sentir a vitória de ganhar algo por lutar com todas as forças, sentir a mão de outra pessoa e sentir que é minha...
Ora FODASSE! Para mim, o meu intervalo até morrer não vai ser passado armado em otário!
terça-feira, 29 de março de 2011
... I am....
sábado, 26 de março de 2011
Contos de Nasrudin - A mulher perfeita
- "Por que você nunca se casou, Nasrudin?", perguntou o amigo.
- "Bem", respondeu Nasrudin, "para dizer a verdade, passei toda a minha juventude a procurar a mulher perfeita. No Cairo conheci uma moça linda e inteligente, com olhos que pareciam olivas pretas, mas ela não era muito cortês. Depois, em Bagdá, conheci uma mulher de alma generosa e amiga, mas não tínhamos muitos interesses em comum. Muitas mulheres passaram pela minha vida, mas em cada uma delas faltava alguma coisa, ou alguma coisa estava demais. Então, um dia, eu a conheci. Era linda, inteligente, generosa e bem-educada. Tínhamos tudo em comum. Na verdade, ela era perfeita".
- "E então", replicou o amigo de Nasrudin, "o que aconteceu? Por que você não se casou com ela?".
Pensativo, Nasrudin sorveu mais um gole de chá e concluiu:
-“Infelizmente, parece que ela estava à procura do homem perfeito”.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
1.
Despojada de corpo é-me mais fácil transformar-me no próprio balouço, na luz dançante de que ele é feito. Num murmúrio de vento peço-Lhe que não me empurre tão depressa para esse lugar iluminado que é a Sua Carne, peço-Lhe que me deixe matar saudades desse mundo que deixei tão de repente. Matar saudades de ti. Ou matar-te, como fazem as crianças, para recomeçar uma outra história, no balouço quotidiano do teu sorriso."
Inês Pedrosa, Fazes-me Falta
Uma das (?) quinze vezes que li este livro, começou hoje.....
Anúncio Confidencial...
e desaperta no peito dois botões p´ro paraíso
e dá-me beijos na testa quando começar o dia
sorri-me longa a manhã no teu corpo devagar
sendo horas de nascer tu sabes o teu lugar
de dia estamos distantes como quem não dá por isso
mas pressentimos no corpo uma espécie de feitiço
responde à posta restante anúncios confidenciais
se não existires eu faço-te
já esculpi outras que tais
que às vezes ao fim da tarde quando me vem cansaço
vou atirar-me p´ro maple e encontro o teu regaço
e tu dizes coisas andas zangada comigo
e eu fico na plateia e nem sei bem o que digo
e irritada tu beijas resvalas mordes ondulas
e eu que andava tão longe quando m´insultas e pulas
eu transformo-me da pedra em ondas gaivotas mar
e eu que não estava ali reparo nas tuas pernas
reparo na tua boca
e passo de novo a estar
reparo na tua boca que eu nunca soube explicar
e sinto incêndios nas veias e sinto incêndios no mar
vêm aí horas ternas são horas de mergulhar
desculpa Mundo - já demos!...
São horas de te esquecer
são horas de enlouquecer - desculpa lá vou fechar...
Pedro Barroso - Poemas
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
eu trago o teu coração comigo...
http://www.youtube.com/watch?v=OFCtc_6PSQE
(tradução)
....
mas em inglês, tem o verdadeiro sentido.....:)
a nós, solteiros!!!
Porque amamos em silencio com medo de falar..ou com medo de sofrer..as cabeçadas já foram tantas...
Porque não sabemos estar com alguém, só por estar, ou para não estar sozinho, ou por não sabermos estar sozinhos....
Porque não sabemos amar pela metade....
Porque amamos infimamente os amigos...eles são o nosso grande e mais puro amor!
Porque não participamos dos estereótipos de pessoas que só neste dia se lembram do companheiro "porque e bonito..."..quem ama, não tem dia para o demonstrar!!
Porque preferimos adormecer sozinhos, ao invés de adormecermos ao lado de alguém 'só porque sim'...
Porque, acima de tudo, somos fieis a nos mesmos..ao que somos..ao que sentimos....ao invés de nos reinventar-mo-nos naquilo que nunca fomos, só para agradar alguém...
A nos que também amamos, a nos que também sofremos, a nos que também somos amantes, a nos...que estamos solteiros, mas somos nos mesmos!!
just....SMILE!!! :-)
Smile though your heart is aching
Smile even though it’s breaking
When there are clouds in the sky, you’ll get by
If you smile through your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You’ll see the sun come shining through for you
Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That’s the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile
That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile :) :) :) :)
quem morre??
"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o escuro ao invés do claro e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente, quem abandona um projecto antes de inicia-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade."
